Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Experiência pioneira na promoção da inclusão é assunto de publicação

19-10-2010 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Pessoas com deficiência têm qualificação profissional para o trabalho e contam com diversas iniciativas sociais voltadas para o incentivo à colocação desses trabalhadores no mercado formal. Essa é uma das conclusões possíveis a partir da leitura da publicação “3º Programa de Sensibilização Social e Empresarial para Colocação de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Um foco na Inclusão”, editado pelo Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

            O livro conta a experiência do Programa, que pela terceira vez ganhou diferentes espaços, instituições e cidades para espalhar a possibilidade da inclusão e derrubar mitos acerca do assunto. Em cinco meses de palestras, visitas e seminário participaram 803 pessoas de 51 cidades e oito estados brasileiros.

Além desse relato, a publicação traz uma análise inédita dos dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2008, relativos às pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho. Um dos destaques é a comprovação de que pessoas com e sem deficiência possuem níveis de escolaridade semelhantes, o que derruba a tese de que as pessoas com deficiência teriam menos qualificação para entrar no mercado de trabalho.

Com estas informações, o leitor percebe que é possível ir muito além de esperar que somente a autoridade pública cumpra seu papel. A sociedade pode mudar o fato de que as pessoas que tenham algum tipo de deficiência representem apenas menos de 1% dos trabalhadores formais brasileiros.

Para adquirir a publicação, é preciso entrar em contato com o Espaço da Cidadania, pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo tel. (11) 3685-0915.

O Espaço da Cidadania é uma ação social apoiada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e vários parceiros sociais, promotora de diversas iniciativas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Para outras informações, acesse: www.ecidadania.org.br.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br