Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Mutirão pela inclusão foi sucesso de público em Shopping de Osasco

17-05-2011 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

1. Justiça do Trabalho de São Paulo exige respeito à Lei de Cotas

14ª Turma entendeu que dificuldades em encontrar pessoas com deficiência que preencham requisitos não devem impedir contratação 

O Tribunal Regional do Trabalho (2ª Região) decidiu pela manutenção de multa trabalhista à empresa EDS Eletronic Data Systems do Brasil, que não cumpria a Lei de Cotas alegando que não encontrava trabalhadores que preenchessem os requisitos da admissão.

  O relator do Acordão, Juiz convocado Marcos Neves Fava, da 14ª Turma, entendeu que não há razão na argumentação da empresa. Segundo o magistrado, a Lei 8213/1991, art. 93 (Lei de Cotas) “concretiza parâmetros constitucionais preciosos e inegociáveis, a saber, a solidariedade (3º, I), promoção da justiça social (170, caput), busca do pleno emprego (170, VIII), redução das desigualdades sociais (170, VII), valor social do trabalho (1º, IV), dignidade da pessoa humana (1º III) e isonomia (5º caput).”

Além disso, o juiz observou a questão da evolução da proteção dos direitos humanos e do conceito de eficácia horizontal dos direitos em questão, “o que aponta para a necessidade de efetiva participação dos membros do tecido social, na implementação das garantias fundamentais. O que até então era obrigação exclusiva do Estado, contra quem – verticalmente – endereçavam-se as demandas sociais, passou a ser dever de todos em favor de todos.”

(Recurso Ordinário 01615200708102001)

2. Mutirão pela inclusão foi sucesso de público em Shopping de Osasco

Realizado na praça de eventos do Osasco Plaza Shopping no dia 12 de maio, o 3º Mutirão pela Inclusão reuniu 27 organizações e vários voluntários que defendem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Na parte institucional coube ao Gerente Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, Edson Rabassi, fazer a fala de abertura demonstrando como o Ministério do Trabalho local conseguiu saltar de 601 registros de pessoas com deficiência inseridas em 2001, para 10.003 contratações no final de 2010.

Foram 8 horas seguidas de atrações culturais, serviços e informações aos empresários e público freqüentador do shopping.

Durante o mutirão foi instalado o Memorial da Inclusão (versão itinerante), que estará aberto à visitação até neste domingo, dia 22.

 3. Laramara promove:

CURSO DE INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO – RECURSO DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL

Datas:  25 e 30 de maio/11

1º, 6, 8, 13, 15 e 20  de junho/11

Local:  Auditório Laramara

Rua: Conselheiro Brotero, 338 - Barra Funda  

 

Professora: Lívia Maria Villela de Mello Motta

 

Lívia Maria Villela de Mello Motta é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo e atua na área de inclusão cultural das pessoas com deficiência visual desde 2005, como audiodescritora e professora de cursos de audiodescrição, sendo responsável pela elaboração de roteiros e formação de audiodescritores do Teatro Vivo. Organizou junto com Paulo Romeu Filho o primeiro livro brasileiro sobre o tema (AUDIODESCRIÇÃO: TRANSFORMANDO IMAGENS EM PALAVRAS). Criadora do site e blog: VER COM PALAVRAS. 

Público alvo: profissionais que trabalham com pessoas com deficiência, profissionais de comunicação, artes cênicas, locução, representantes de Secretarias de Cultura e Centros Culturais

 Os dados do curso estão no site da laramara - http://www.laramara.org.br/portugues/noticias.php?id_nivel1=11&id_nivel2=93&id_topico=118

Informações adicionais, favor falar com Edinéia (11)3660.6412  ou pelo e-mail:  eventos@laramara.org.br

 

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br