Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Na abertura das Paraolimpíadas Escolares, São Paulo recebe mais de 1200 jovens atletas do paradesporto e é lançado selo comemorativo

30-08-2011 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Durante o evento foi lançado, pela Empresa de Correios e Telégrafos de São Paulo, e por iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência o carimbo alusivo ao 30º aniversário do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD). A cerimônia foi encerrada com o desfile da tocha olímpica, conduzida pelo tetracampeão de judô Antonio Tenório. O Comitê apresentou o mascote do evento - um robô -, que será batizado ao final do evento após sugestão de nomes pelas delegações participantes.

O selo comemorativo foi desenvolvido pelo cartunista Capixaba, Ricardo Ferraz, um grande parceiro do Espaço da Cidadania.

 

Superintendente do Trabalho veio em Osasco conhecer Acordo Coletivo de Trabalho que inclui trabalhadores com deficiência.

Nesta segunda-feira (29/08) a região deu mais um passo para ampliar as contratações, com a visita do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo e alguns convidados que conheceram uma unidade educacional que ministra curso a 23 alunos com deficiência contratados pela empresa Atlas Copco Brasil Ltda.

Em vez de arrumar desculpas para não contratar, a empresa assinou um acordo coletivo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco comprometendo-se a contratar e formar para a efetiva execução de funções dentro da empresa, iniciando com um curso de preparação educacional, equivalente ao Ensino Médio, com despesas relacionadas ao curso totalmente custeadas pela empresa.

O acordo coletivo prevê:

- Duração do curso: 18 meses

- Contratos de trabalho celebrados em regime de 1/2 período, podendo transformar-se em período integral antes do término do curso.

- Salário mensal inicial de R$ 821,00 além dos direitos trabalhistas legais e benefícios que a empresa oferece aos demais trabalhadores.

- A empresa se compromete no empenho na busca de colocação efetiva destas pessoas com deficiências, em um de seus estabelecimentos, durante a vigência ou término do curso.

- Validade do Acordo Coletivo: 01/08/2011 a 31/07/2013.

A visita foi encerrada com um contato do Superintendente com os alunos/funcionários.

Após a visita as partes divulgaram as bases da execução do acordo, que já está devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego.

Mais informações com a imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

Tel. 3651-7200 r- 115 e e-mail auris.imprensa@sindmetal.org.br

 

II Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador é dia 15/09

O SUEESSOR organiza o “II Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador – Perícia Médica do INSS e suas conseqüências”, no dia 15 de setembro.

O evento terá palestras e debates com renomados profissionais das áreas da saúde e direito que abordarão temas como: Auxilio doença: repercussão da alta precoce e retorno ao trabalho; Ações jurídicas nas perícias médias e suas implicações; CIF – Classificação Internacional de Funcionalidades; Trabalhador doente emparedado e a Reabilitação e Inclusão em nova função.

Ao final do evento será entregue certificado de participação aos presentes.

Local: Associação Comercial e Empresarial de Osasco.

Endereço: Av. Dionysia Alves Barreto, 701 – Bela Vista – Osasco/SP

Horário: 8:00h as 17:30 horas

Inscrições gratuitas (mas limitadas à capacidade do auditório) através do e-mail adm@sueessor.org.br ou pelo telefone 3652-3391 com Danielle.

 

Encontro do Espaço da Cidadania é no dia 20 de Setembro

O Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão farão um encontro no dia 20 de Setembro para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, discutindo a importância dos registros para o mercado formal de trabalho.

O encontro contará com estes conteúdos:

1 - Trabalhadores com deficiência no trabalho formal – a importância social dos dados da RAIS.

2 – Inclusão de trabalhadores com deficiência através da ação fiscal do Ministério do Trabalho – artigo 93 da Lei 8213/91 – Lei de Cotas

3 – O serviço de intermediação de mão-de-obra para trabalhadores com deficiência: a experiência do Programa Osasco Inclui.

4 – Fontes para recrutamento de trabalhadores com deficiência existentes nas comunidades.

Data: 20 de Setembro de 2011

Horário: 8:00h as 12:00 horas

Local: Centro de Economia Solidária

Rua: Dimitri Sensaud de Lavaud, 70 – Vila Campesina - Osasco

Ao lado da prefeitura de Osasco

 

Existem várias organizações parceiras (empresas, sindicatos, entidades especializadas, escolas e órgãos públicos) que também têm uma lista de convidados para o evento.

O convite oficial estará disponível a partir dia 05 de setembro. Como teremos poucas vagas disponíveis priorizaremos as pessoas que confirmarem interesse através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br.

 

Abraços

Clemente

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br