Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Lei de Cotas é comemorada em São Paulo com muito vigor

29-07-2014 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

 

 

Lei de Cotas é comemorada em São Paulo com muito vigor.

No dia 24 de julho foi comemorado o 23º aniversário da lei de cotas reunindo as principais autoridades, entidades e movimento sindical, na Biblioteca Mário de Andrade (conforme foto) e na Praça Dom José Gaspar, e o recado foi dado:

 

  1. SRTE/SP:

“O Ministério do Trabalho e Emprego é intransigente na defesa da Lei de Cotas. Sofremos pressão para flexibilizar e não cedemos. Está provado que todo mundo pode trabalhar e exercer uma atividade produtiva. Não há um espaço na atividade econômica da qual a pessoa com deficiência não possa participar. A grande barreira que enfrentamos ainda é o preconceito e a falta de informação”, disse o superintendente Luiz Antonio Medeiros, ao abrir o evento.

  1. SEDPcD/SP

A secretária Estadual da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, lembrou que “as riquezas materiais e morais de um país se constroem com a participação de todos”. E completou: “a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho faz com que toda a sociedade cresça de forma justa”,

  1. TRT2ª Região/SP

Em nome da Justiça do Trabalho, a juíza Riva Fainberg Rosenthal, lembrou que há um número crescente de ações por parte das empresas alegando que não há pessoas com deficiência qualificadas para o mercado de trabalho. “Todos têm capacidade e habilidade de trazer algo à sociedade. A Justiça do Trabalho é firme em manter a multa, mas temos também que reforçar ações pedagógicas”, defendeu a juíza, que integra a Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça.

  1. Centrais Sindicais

- Clique para ampliar

Falando em nome das Centrais Sindicais, o secretário de Inclusão da Força Sindical, João Batista da Costa, destacou que “Hoje é um dia de comemoração e reflexão. Há pessoas com deficiência tão ou mais preparadas no mercado do que as que não têm deficiência. Falta muito a ser cumprido, mas temos orgulho de ver hoje uma região como Osasco que é um exemplo, onde 91% das vagas da Lei de Cotas estão ocupadas na metalurgia”.

  1. Coordenador do Projeto de Inclusão da SRTE/SP

José Carlos do Carmo, coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE-SP, ressaltou que a Lei de Cotas exige que as empresas a partir de cem funcionários destinem vagas de trabalho voltadas a pessoas com deficiência. De 100 a 200 trabalhadores, a exigência é de 2% das vagas. Entre 201 a 500 funcionários, o mínimo exigido é de 3%; de 501 a 1000 funcionários a exigência é de 4%. E acima disso, o percentual é de 5%. “É necessária a mudança de cultura e atitude das empresas e da sociedade, que não podem ser mais coadjuvantes, e sim participantes”.

 

Em seguida houve comemoração a céu aberto na Praça Dom José Gaspar (conforme foto ao lado).

 

Fonte: Informação extraída dos sites www.portal.mte.gov.br e www.sindmetal.org.br

 

Fique por dentro das atividades do Espaço da Cidadania, curta a nossa fanpage www.facebook.com/EspacoCidadaniaSP

Veja mais fotos:

 - Clique para ampliar
 - Clique para ampliar
 - Clique para ampliar
 - Clique para ampliar

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br