Notícias
SENAI de Itu dá exemplos de inclusão profissional para o país
18-09-2014 - Fonte: Espaço da Cidadania
![]() |
As vésperas das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um grupo de 62 convidados do Espaço da Cidadania esteve no Centro de Referência para o Atendimento a Pessoas com Deficiência – SENAI Itu para conhecer os avanços na capacitação profissional de pessoas com deficiência.
Os visitantes conheceram a estrutura da escola, que tem cerca de 1070 alunos dos quais aproximadamente 275 com deficiência, que estudam lado a lado com seus colegas nas oficinas e nas salas de aula. A escola ganhou prêmios nacionais de Inovação com projetos de Tecnologia Assistiva e tem convênios de cooperação com várias organizações internacionais, que os visitantes conheceram com detalhes.
Em relação a última visita que fizemos em junho de 2010 a escola avançou muito em seu núcleo de impressão de figuras táteis e ampliadas e sistema braile para pessoas com deficiência visual.
Desta vez os visitantes conheceram o campeão e a vice-campeã brasileira da Word Skills Tecnologia da informação, que são cegos. Conheceram também o fogão e a estante adaptados para pessoas com deficiência física, puderam manusear o paquímetro para cegos e conhecer o projeto ignição segura. (fotos de Eduardo Metroviche)
A escola de Itu desenvolve tecnologias que são aplicadas no ensino de outras escolas. Desta forma o aluno com deficiência matriculado em qualquer escola do SENAI tem a oportunidade de aprender com igualdade com os outros alunos.
Crescem as matrículas nas 90 escolas do SENAI no Estado de São Paulo
Esta informação foi apresentada no TRT/SP. Durante palestra no seminário Modificando Atitudes no auditório do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, em 15/09/2014, a consultora de inclusão Marta Gil informou que o SENAI teve um salto de matrículas de alunos com deficiência em suas 90 escolas do Estado de São Paulo entre os anos 2005 a 2014. “Nos anos 2005 e 2006 foram 255 e 960 matrículas respectivamente. Já em 2013, 8.080 alunos foram matriculados e em 2014 há estimativa de 8.500 alunos até o momento”.
Informações mais detalhadas serão apresentadas no Encontro Anual do Espaço da Cidadania previsto para a 2ª quinzena de novembro.