Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

SENAI de Itu dá exemplos de inclusão profissional para o país

18-09-2014 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

As vésperas das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um grupo de 62 convidados do Espaço da Cidadania esteve no Centro de Referência para o Atendimento a Pessoas com Deficiência – SENAI Itu para conhecer os avanços na capacitação profissional de pessoas com deficiência.

Os visitantes conheceram a estrutura da escola, que tem cerca de 1070 alunos dos quais aproximadamente 275 com deficiência, que estudam lado a lado com seus colegas nas oficinas e nas salas de aula. A escola ganhou prêmios nacionais de Inovação com projetos de Tecnologia Assistiva e tem convênios de cooperação com várias organizações internacionais, que os visitantes conheceram com detalhes.

Em relação a última visita que fizemos em junho de 2010 a escola avançou muito em  seu núcleo de impressão de figuras táteis e ampliadas e sistema braile para pessoas com deficiência visual.

Desta vez os visitantes conheceram o campeão e a vice-campeã brasileira da Word Skills Tecnologia da informação, que são cegos. Conheceram também  o fogão e a estante adaptados para pessoas com deficiência física, puderam manusear o paquímetro para cegos e conhecer o projeto ignição segura. (fotos de Eduardo Metroviche)

A escola de Itu desenvolve tecnologias que são aplicadas no ensino de outras escolas. Desta forma o aluno com deficiência matriculado em qualquer escola do SENAI tem a oportunidade de aprender com igualdade com os outros alunos.

Crescem as matrículas nas 90 escolas do SENAI no Estado de São Paulo

Esta informação foi apresentada no TRT/SP. Durante palestra no seminário Modificando Atitudes no auditório do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, em 15/09/2014, a consultora de inclusão Marta Gil informou que o SENAI teve um salto de matrículas de alunos com deficiência em suas 90 escolas do Estado de São Paulo entre os anos 2005 a 2014. “Nos anos 2005 e 2006 foram 255 e 960 matrículas respectivamente. Já em 2013, 8.080 alunos foram matriculados e em 2014 há estimativa de 8.500 alunos até o momento”.

Informações mais detalhadas serão apresentadas no Encontro Anual do Espaço da Cidadania previsto para a 2ª quinzena de novembro.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br