Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Entidades de Osasco estimulam a Lei de Cotas mesmo com a desativação da fiscalização trabalhista local que antecedeu à junção dos Ministérios do Trabalho e Previdência Social.

04-11-2015 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Mais uma vez ficou provado que a sociedade civil de Osasco e região está agindo com responsabilidade social para incluir trabalhadores com deficiência, mesmo diante da desativação do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da GRTE/Osasco sob alegação de falta de fiscais do trabalho.

O primeiro sinal positivo aconteceu no dia 27 nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Osasco onde foi realizado um Café Sensorial organizado pela Fecomerciários e Sinprafarma – Sindicato dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos de São Paulo e alguns parceiros. O público composto de empresas, entidades e escolas, lotou o auditório para conhecer iniciativas e os serviços que a cidade já dispõe para as empresas que querem fazer contratações com qualidade.

Uma palestra sobre efeitos práticos da Lei Brasileira da Inclusão e uma apresentação musical de Giovanna Maira finalizaram a programação.

No dia 28 foi a vez da Associação Pestalozzi de Osasco abrir as portas para as empresas e entidades ouvirem as vozes dos trabalhadores com deficiência intelectual que estão no mercado de trabalho ou finalizando programas de aprendizagem nas empresas ( de verdade). Foi um grande aprendizado para o público que lotou o auditório.

Finalizando o mês o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região já contava com dados preliminares de uma pesquisa sobre contratação de trabalhadores com deficiência no setor, envolvendo 97 empresas, indicando que mesmo na crise que travou a produção do setor industrial, as empresas metalúrgicas da região estavam mantendo o cumprimento das cotas, demonstrando maturidade e responsabilidade social com o tema. Dados preliminares indicam que mais da metade das empresas estão cumprindo integralmente a lei, mesmo diante da retirada da fiscalização da região.

O levantamento será concluído neste mês e apresentado às empresas, aos trabalhadores e à nova direção do Ministério do Trabalho e Previdência Social com objetivo de valorizar a lei

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br