Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Média de cumprimento da Lei de Cotas chega a 103% em metalúrgicas na região de Osasco, indica resultado de pesquisa

25-11-2015 - Fonte: Cristiane Alves

- Clique para ampliar

​ A crise econômica não é motivo para que as metalúrgicas da região de Osasco abandonem a causa da inclusão. A maioria delas não só cumprem a Lei de Cotas, como contratam mais pessoas com deficiências que a lei determina. O índice médio de contratações nas metalúrgicas está em 103,7%. É o que mostra a pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, na manhã desta terça-feira, 24, no auditório da empresa Meritor, em Osasco.

O levantamento foi feito pelo sindicato, e tem como base questionário respondido por metalúrgicas de 12 municípios da região de Osasco. A referência é o mês de setembro de 2015, porque a entidade quis verificar o status do cumprimento da Lei de Cotas no momento da reformulação ministerial, que uniu as pastas de Previdência e do Trabalho. (foto de Eduardo Metrovich).

O estudo será base para acompanhar a evolução das contratações nos próximos meses, frente às mudanças ministeriais e a crise econômica e também para o Sindicato buscar junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social a reativação do Programa de Inclusão na região, que foi abandonado neste ano com a desculpa de “falta de auditor fiscal responsável”.

Não foi a toa que a divulgação aconteceu no auditório de uma empresa do setor de autopeças. É que, apesar de ser um dos mais afetados pela crise econômica, os fabricantes de peças automotivas da região de Osasco permanecem na liderança das contratações. O índice médio é de 111,8%.

É a demonstração do compromisso com a inclusão, na opinião do vice-presidente do Sindicato e coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente. “O setor tem uma cláusula na Convenção Coletiva específica sobre contratações de pessoas com deficiências, que foi renovada agora em novembro”, afirma.

Também é resultado do trabalho desenvolvido desde 2002 (documentário: Inclusão nas Metalúrgicas de Osasco e região é notícia de Televisão) pelo sindicato e a Gerência Regional do Trabalho de Osasco, no qual a fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas foi combinada com a orientação e a sensibilização das empresas para a questão.

Estiveram presentes na apresentação dos resultados empresas da região, Gerencia Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, Ministério Público do Trabalho, Entidades que atuam com pessoas com deficiência e imprensa.

 

 

Mais informações:

Cristiane Alves

Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

(11) 3651-7210

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br