Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Pesquisa e vídeos impulsionam a inclusão

25-01-2017 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O Espaço da Cidadania começa o ano reunindo esforços com setores da sociedade para enfrentar os principais mitos que atrapalham o pleno emprego das pessoas com deficiência.

Existem um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, o equivalente a 15% da população global. Cerca de 80% dessas pessoas estão em idade de trabalho. No Brasil, dos 45,6 milhões de pessoas com deficiência apontadas no último Censo do IBGE, 31 milhões poderiam estar trabalhando, mas pouco mais de 403.000 trabalham com carteira registrada, representando menos de 1% dos empregos formais do país.

O próprio diretor geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder, declarou no mês passado por ocasião das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiências (03/12), que “o direito ao trabalho decente e empregos produtivos são frequentemente negados a essas pessoas”.

A primeira iniciativa para ajudar na derrubada de mitos acontece na comemoração de nosso 16º aniversário, fazendo uma ação conjunta com interessados para:

1. Divulgar os resultados da 11ª Pesquisa Anual “Lei de Cotas - Trabalhadores com Deficiência no Setor Metalúrgico de Osasco e Região”, que apontará como as empresas do setor, o sindicato, os trabalhadores e a sociedade local estão convivendo com a inclusão. (A pesquisa anterior indicou 104,6% de cumprimento da Lei frente à média nacional de 31%).

2. Dar divulgação à série vídeos “O Futuro que Queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência” fruto de uma parceria entre OIT e MPT. Cada episódio tem cerca de 4 minutos de duração e possui recursos de acessibilidade, como intérprete de libras, legendas e audiodescrição.

Os oito episódios da série, adaptados para a internet, mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil. Cada episódio apresenta personagens que abriram sua rotina de trabalho ou estudo para mostrar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, e não nas pessoas.

Os resultados da pesquisa metalúrgica e a divulgação dos vídeos ocorrerão no dia 15/02/2017, na parte da manhã, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, aberto a todos os interessados.

Atenção: novos valores da multa pelo descumprimento da Lei de Cotas variam de R$ 2.284,05 a R$ 228.402,57, conforme Portaria MF Nº 8 de 13/01/2017, publicada no D.O em 16/01/2017.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br