Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

OIT fortalece laços com movimento sindical pela inclusão no Brasil

18-03-2019 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Durante semana movimentada, o ACTRAV – Escritório de Atividades para os Trabalhadores da Organização Internacional do Trabalho realizou o Workshop Ação Sindical em Relação ao Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência, de 11 a 15 de março, no Dieese.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

]

 

 

Da própria OIT compareceram representantes da Suíça, Peru, Chile, Uruguai, Brasil, e por videoconferência, o representante em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Também somaram esforços a representação do CEDDIS-OEA, ONU Mulheres, Ministério Público do Trabalho, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SP, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SP, Rede Empresarial de Inclusão Social, Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTb-SP, entre outros convidados.

Foi demonstrado aos representantes de Sindicatos, Centrais e Federações Internacionais presentes que a inclusão permite diálogos conjunto e ações concretas de cada um.

No Encerramento dos trabalhos da semana foi produzido um documento norteador para que a ação sindical atue na inclusão de trabalhadores com deficiência tendo como base os pilares do Trabalho Decente, construído de forma tripartite no âmbito da OIT.

No dia 16/03, antes da partida, alguns participantes conheceram a movimentação urbana e a arquitetura (pouca acessível às pessoas com deficiência) do Mercado Municipal de São Paulo.

Dicas:

12/03 – Os participantes participaram do lançamento do livro “Promovendo a Diversidade e a Inclusão Mediante Adaptações no Local de Trabalho – Um Guia Prático”, que tem acesso gratuito no http://blogstacausa.com.br/ebooks

14/03 - Os participantes visitaram o Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência e transferiram para lá a continuação dos grupos de trabalho. Foram recebidos pela coordenadora Elza Ambrosio e o Secretário Adjunto Marco Antonio Pellegrini.

As visitas são gratuitas e você pode agendar uma visita também! Acesse o link: http://memorialdainclusao.org.br/educativo

 

Nesta semana tem:

18 a 22/03 – Em Osasco: Exposição Um Olhar sobre a LBI, organizado pelo Coletivo Pessoas com Deficiência da CUT

Local: Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping (próximo à Estação CPTM de Osasco)

21/03 – Em São Paulo: Reunião da Câmara Paulista de Inclusão

21/03 Em São Paulo: Apresentação do resultado da pesquisa de doutorado de Fernando Vidoi Barboza: O profissional de Emprego Apoiado

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br