Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Sindicato lança vídeo em português e inglês, para combater acidentes e omissão

20-08-2020 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Oito minutos são suficientes para mostrar o descaso que são tratadas as vítimas de acidentes de trabalho diante do não cumprimento da legislação brasileira e a omissão das autoridades durante 4 décadas. O vídeo é iniciado com o impacto familiar na vida de duas pessoas que se acidentaram gravemente, e não houve fiscalização.

A edição em português foi lançada em 16 de julho, com acessibilidade em Libras para facilitar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva.

Link de acesso ao vídeo em português https://youtu.be/5q9AstLWKvM

No dia 18 de agosto chega à edição traduzida para o inglês (legenda e áudio) com uma novidade:  a janela de Libas dá espaço ao “túnel do tempo” dos fatos narrados, indicando anos e imagens.

O vídeo traz uma mensagem de esperança: “Que os fatos aqui relatados possam contribuir para a indignação, investigação e mobilização que resulte em condições dignas de trabalho, para todos. Não é justo que os trabalhadores encontrem morte, mutilação, doença e descaso ao tentar ganhar o pão de cada dia.”

Nota: Vídeo elaborado a partir de seleção de documentos e registros de 4 décadas, cujos originais estão preservados para pesquisadores e interessados no registro da violência do trabalho no Brasil.

Link de acesso ao vídeo em inglês https://youtu.be/xxVKXp8njB8

Metalúrgicos querem um “BASTA” aos acidentes de trabalho

Em novo estudo, Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região aponta que acidentes de trabalho que provocaram amputações e mortes, continuam a dar um destino trágico àqueles que apenas tentam ganhar o pão de cada dia.

Os órgãos públicos que têm a missão de investigar e punir exemplarmente os responsáveis por este flagelo social são sistematicamente alertados pelo Sindicato, porém os problemas e a indiferença continuam. O desmonte da fiscalização trabalhista na região, reduzida de 27 para 5 auditores fiscais e sem o compromisso de trabalho conjunto para a promoção da prevenção de acidentes, é o retrato mais visível desta situação.

 

Cerca de 54,3% dos acidentes atingiram trabalhadores com até 35 anos, considerados jovens pela Organização Internacional do Trabalho – OIT. Dedos e mãos foram as partes mais atingidas, representando 60,7% do total. Acidentes fatais representaram 20% do estudo, ou seja, 1 a cada 5 acidentes.

 

Pesquisa está disponível no link http://www.sindmetal.org.br/wp-content/uploads/2020/08/pesquisaacidentesgravesfatais.pdf

Veja mais fotos:

 - Clique para ampliar

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br