Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Pesquisa da Unicamp aponta que a Lei de Cotas é essencial para a inclusão no trabalho

13-02-2023 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

A Pesquisa mostra que a Lei de Cotas é essencial. “Sem ela, não teríamos tido os avanços que temos hoje. Quando a gente expõe os dados, temos 80% das empresas que não cumprem a Cota, mas, por outro lado, temos quase 50% da cota cumprida”, avalia Guirlanda Benevides, uma das autoras do estudo.

Para ela, a partir destes dados é possível pensar em ações e políticas públicas. “Não é simplesmente conhecer o diagnóstico. Queremos aprofundar este trabalho, mas pensando sempre como melhorar esta situação”, afirmou.

Além do mito de que não tem pessoas com deficiência suficiente, a Pesquisa também aponta que o argumento da baixa qualificação não tem fundamento. Segundo o estudo, elas têm nível de escolaridade similar ao das pessoas sem deficiência. Apesar disso, de acordo com a Pesquisa, a maioria das pessoas contratadas está no setor de serviço. Em 2019, por exemplo, este setor era responsável por 47,9% das contratações, a indústria por 27,7% e o comércio por 19,9%.

O acesso ao mercado formal ainda é pouco. “O pouco que é absorvido, 70% mais ou menos, estão concentrados em algumas ocupações e de baixa qualificação, portanto, com salários menores. Por aí dá para deduzir a história do preconceito”, apontou Jacqueline Aslan Souen, integrante da equipe.

A Pesquisa, mostra que é preciso reconhecer os desafios, defender a Lei de Cotas e o fortalecimento de ações como a do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão para que o direito das pessoas com deficiência ao trabalho seja respeitado.

Link de acesso a pesquisa https://drive.google.com/file/d/1_4OkhywuZHtRsDT6SZs80Y8okrbprJa1/view

Veja mais fotos:

 - Clique para ampliar

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br