Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Estação Especial da Lapa dá lição de inclusão

10-05-2007 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Estação Especial da Lapa dá lição de inclusão

As ações voltadas para a iniciação à capacitação profissional, reabilitação e atividades culturais e esportivas para pessoas com deficiência oferecidas pela Estação Especial da Lapa encheram os olhos e as mentes das 201 pessoas que participaram do encontro de fechamento da primeira etapa do 2º Programa de Sensibilização Social e Empresarial para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho. A visita aconteceu na quinta-feira, 10.

A Estação é administrada pela Divisão de Medicina de Reabilitação (DMR) do Hospital das Clínicas de São Paulo, que coordena cursos de iniciação profissional nas áreas de telemarketing, informática, serviços administrativos, costura industrial, confecção de calçados, panificação, informática, tricô, entre outros. Todos são certificados pelo Senai. “O que acontece aqui é uma experimentação do que vai acontecer nas empresas”, resume a diretora executiva da DMR, Dra. Linamara Rizzo Battistella (foto acima).

A Estação também oferece oficinas culturais, como teatro, dança, pintura, música. Também há práticas de esportes adaptados como basquete, caminhada, condicionamento físico e natação. Outra área de dedicação é a reabilitação profissional, na qual as pessoas com deficiência participam de programas terapêuticos voltados para desenvolver seus potenciais físico, psicológico, social, profissional e educacional. “Todas essas ações têm o objetivo de desenvolver a autonomia, a capacidade para levar à realização plena [das pessoas com deficiência] e o controle sobre suas vidas”, explica Linamara.

Como mais uma estratégia para alavancar a inclusão, os cursos reúnem pessoas com e sem deficiência para desempenhar as mesmas tarefas, convivendo e aprendendo umas com as outras. Além disso, a Estação procura incluir os alunos no trabalho, com projetos desenvolvidos em parceria com empresas. “A [Estação Especial da] Lapa é um bom exemplo de como a solidariedade pode fazer as mudanças nas nossas vidas”, enfatiza Linamara.

Todos os serviços são gratuitos. A Estação é mantida pela Secretaria de Estado da Saúde. Basta se inscrever pelo tel. (11) 3873-6760. Os interessados passam por uma triagem. Os cursos acontecem de segunda à sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Programa de Inclusão – A visita à Estação Especial da Lapa foi uma das atividades do 2º Programa de Sensibilização Social e Empresarial para Inclusão Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

De março a maio, cerca de 328 pessoas de diferentes organizações públicas e privadas, provenientes de várias regiões de São Paulo passaram pela primeira etapa do programa, composta por palestras de sensibilização sobre o potencial das pessoas com deficiência e os limites impostos pelo preconceito que devem ser superados para incluí-las no mercado de trabalho.

Foram sete palestras, oferecidas em diversas instituições e cidades, que atingiram o objetivo de gerar a discussão sobre inclusão entre diferentes atores sociais. Um dos destaques foi a grande participação de educadores, que representaram 21% do público, uma amostra que a discussão sobre a inclusão terá como grande difusor o ambiente escolar.

Os participantes das sensibilizações poderão estar na segunda etapa, voltada para a Formação dos Agentes do Programa, com base em visitas a empresas e entidades que obtêm sucesso na inclusão de pessoas com deficiência. A primeira visita acontece na terça-feira, 22, na Organização Gelre.

Depoimentos dos participantes:

“Isso nos fortalece e engrandece. É com a inclusão que fazemos a diferença neste mundo”, Cleonice Caetano Souza, diretora do Sindicato dos Comerciários de São Paulo

“Trabalhar com educação no Brasil é sinônimo de arriscar. Se não for na escola que as coisas forem acontecer, não vai acontecer em lugar nenhum. Abrir esse trabalho [Programa de Sensibilização] foi muito importante, principalmente pela participação dos educadores”, Irene Machado Pantelidakis, supervisora de ensino da Diretoria de Ensino SEE-Osasco

“Mais do que [preencher] cotas, é poder ter a preocupação com esse trabalho social, que é o principal ganho”, Fábia Aparecida da Silva, analista de recursos humanos da filial São Paulo da ThyssenKrupp Elevadores

“São reuniões importantes até para pautar que o deficiente mental tem seu espaço, são capazes de fazer qualquer atividade. É só ter oportunidade e um pouco de boa vontade”, Marcia Regina Piteri, psicóloga da Apae de Barueri

“Esperamos disseminar esse trabalho no município. É um trabalho que deu certo na cidade e que vai crescer”, Luiz Gonzaga, Secretário do Trabalho de Carapicuíba

“Nossa cidade está tomando a consciência de fazer a inclusão. Estamos dando mais um passo para que a sociedade seja construída por todos”, Valter Luiz, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto (SP) e presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência

“É uma luta importante para ajudar a cada um. Precisa ir para outros lugares, não é para ficar parado”, Luiz Carlos da Silva representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Taboão da Serra

“A participação é fundamental porque a qualidade em grande quantidade é a razão do sucesso”, Alcides Marin Salles, secretário-geral do Sindicato dos Telefônicos do Estado de São Paulo

Visitas Programadas:

Delegacia Regional do Trabalho- DRT- SP.

Data: 29/05/07

Horas: 9 horas

Endereço: Rua Martins Fontes 109 1º andar-centro São Paulo

Objetivo: Conhecer como a fiscalização do trabalho atua na inclusão das pessoas com deficiência através da Lei de Cotas.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br ou pelo tel. (11) 3685-0915, até quinta-feira, 24, ou até o preenchimento de 25 vagas.

Outros locais confirmados:

Corneta Ltda.

Data: 06/06/07

Horas: 9 horas

Endereço: Rua Manoel Antonio Portela, 240- Presidente Altino – Osasco.

Objetivo: Conhecer os resultados da inclusão de pessoas com deficiência mental no controle de qualidade de uma forjaria.

EMEF Alfredo Farhat (Escola da rede Municipal de Ensino de Osasco)

Data: 11/06/07

Horas: 10 horas

Endereço: Rua Valdir Soares, 16 Jd. São Pedro

Objetivo: Conhecer a experiência da implementação de política educacional inclusiva.

Associação Laramara

Data: 19/06/07

Horas: 14 horas

Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 353 – Barra Funda- São Paulo.

Objetivo: Conhecer as possibilidades de capacitação profissional de pessoas com

deficiência visual.

Serasa

Data: 25/06/07

Horas: 10 horas

Endereço: Alameda dos Quinimuras, 187 Travessa da av. Indianópolis

Objetivo: A acessibilidade arquitetônica e o programa de empregabilidade andando juntos.

AACD Osasco

Data: 02/07/07

Horas: 9 horas

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 1150 – Jd. Piratininga – Osasco

Objetivo: conhecer possibilidades de capacitação profissional para pessoas em programas de reabilitação.

Senai de Itu

Data: 13/07/07

Horas: 9 horas

Endereço: Rua Goiás, 139 – Itu – São Paulo

Objetivo: Conhecer possibilidades de capacitação profissional para pessoas com deficiência.

Grupo Schincariol

Data: 13/07/07

Horas: 14 horas

Endereço: Av. Primo Schincariol, 2300 Bairro Itaim – Itu – São Paulo

Objetivo: conhecer a experiência de quem inclui e também faz parcerias para a capacitação de professores.

Drogaria São Paulo

Data: 19/07/07

Horas: 14 horas

Endereço: Av. Liberdade, 844 – Liberdade – São Paulo

Objetivo: Conhecer como uma empresa com várias unidades amplia a inclusão.

Cinpal

Data: 25/07/07

Horas: 8:30 horas

Endereço: Rua Paulo Ayres, 240 – vila Iasi - Taboão da Serra – São Paulo

Objetivo: conhecer a política de inclusão na empresa que mais contrata na região de Osasco.

Para as próximas visitas os interessados poderão indicar o interesse através do Espaço da Cidadania.

Informações:

E-mail: ecidadania@ecidadania.org.br

Espaço da Cidadania

ecidadania@ecidadania.org.br

www.ecidadania.org.br

(11) 3685-0915

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br