Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Programa de Sensibilização apresenta experiências de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e na escola

13-06-2007 - Fonte: Espaço da Cidadania

Ao todo, 169 pessoas já conheceram algumas das experiências de sucesso na promoção da inclusão de pessoas com deficiência, desenvolvidas pela Organização Gelre, DRT-SP (Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo), Metalúrgica Corneta e EMEF Deputado Alfredo Farhat. O contato com essas experiências é proporcionado pelo 2º Programa de Sensibilização Social e Empresarial para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho, organizado pelo Espaço da Cidadania e outras instituições parceiras. Na próxima terça-feira a visita será na Laramara, para conhecer possibilidades de capacitação profissional de pessoas com deficiência visual.

Essa é a segunda etapa do Programa, na qual os participantes conhecem iniciativas pioneiras que mostram que a inclusão é factível. Um exemplo é o caso da Metalúrgica Corneta, localizada em Osasco (SP), que desenvolve o controle da qualidade de seus produtos com pessoas com deficiência mental. São nove trabalhadores nesta área, atentos a cada detalhe das peças produzidas.

Ao todo, a empresa conta com 46 pessoas com deficiência, 18 a mais que o exigido pela Lei de Cotas (lei 8.213/91). Isso porque os novos funcionários atendem às necessidades da empresa. “O pessoal trabalha e produz tanto quanto as pessoas consideradas normais”, explica o gerente de recursos humanos Pedro Thiago Lima. Um talento percebido pelos demais colegas de trabalho. “É um exemplo de superação”, reconhece o técnico de segurança Francisco Pedro da Silva.

A chave para esse sucesso é o aprendizado cotidiano com as próprias pessoas com deficiência e com entidades e outras empresas que realizam a inclusão. “Estamos aprendendo ainda”, revela o diretor de recursos humanos, Carlos Comadini.

Outra iniciativa voltada para a inclusão de pessoas com deficiência foi criada pela EMEF Deputado Alfredo Farhat, em Osasco (SP), e já obteve resultados satisfatórios, como foi visto pelos visitantes que estiveram na escola, na segunda-feira, 11. A tendência é que esse modelo origine uma rede municipal de inclusão no sistema educacional do município.

Os participantes do Programa de Sensibilização também estiveram na Organização Gelre, onde conheceram as exigências feitas pelo mercado de trabalho para a contratação de pessoas com deficiência. Além de se informarem sobre iniciativas bem sucedidas criadas por empresas como a Companhia Siderúrgica de Tubarão e pela Companhia Votorantim de Papel e Celulose.

Outro momento desta segunda etapa do Programa foi a visita à DRT-SP, na qual o Delegado Regional do Trabalho, Marcio Pires, a chefe da fiscalização, Ana Palmira - e outros responsáveis pela orientação e fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas - explicaram os procedimentos e condutas adotados pela DRT para promover a inclusão no trabalho. São ações que levaram ao aumento de 28 mil contratações em 2005 para mais de 63 mil até abril de 2007, em todo o Estado de São Paulo.

Em 14 municípios abrangidos pela Subdelegacia de Osasco e Região, por exemplo, as ações implementadas já promoveram a contratação de 7.074 pessoas com deficiência. “A meta é chegar a 10 mil pessoas com deficiência inseridas na região neste ano”, revela a subdelegada Eladir Liane Maes Correa.

Objetivos das Visitas:

Promover o contato entre pessoas e iniciativas que deram certo na inclusão de pessoas com deficiência no trabalho para que os participantes do Programa possam formular projetos de inclusão nas suas áreas de atuação, em encontro a ser realizado em Agosto de 2007.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br