Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Espaço da Cidadania apresenta resultados do programa de sensibilização para inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

09-11-2007 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

O Espaço da Cidadania apresentou os resultados alcançados pelo Programa de Sensibilização Social e Empresarial para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho numa reunião realizada na DRT-SP (Delegacia Regional do Trabalho), na quarta-feira, 31.

O principal resultado é a conclusão de que a inclusão é factível. “Depende mais da vontade política das pessoas, do que de dinheiro”, afirma o coordenador do Espaço, Carlos Aparício Clemente. “Depende de cada pessoa tomar uma atitude”, diz.

Em sete meses de programa, houve palestras sobre a importância da abertura de oportunidades para as pessoas com deficiência, na sociedade e no trabalho. Além de visitas às empresas e entidades que promovem a inclusão.

Ao todo, participaram 504 pessoas, de 24 cidades do Estado de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na última etapa do programa, foi realizado um seminário de práticas inclusivas, no qual os participantes indicaram os desafios e as ações a serem efetivadas por quem quer trabalhar pela inclusão. (veja abaixo)

Todos os momentos do programa foram planejados e executados pelos participantes, que viram a possibilidade e a necessidade de trabalharem em conjunto, envolvendo suas áreas de atuação. Houve a presença de pessoas com deficiência, educadores, representantes de empresas, sindicatos, entidades especializadas e de órgãos públicos, que pretendem combinar suas ações para ampliar a inclusão. “Proporcionou a visibilidade das pessoas com deficiência e suas dificuldades, apesar das leis específicas que permanecem engavetadas”, avalia Iracema Alves, jornalista.

A delegada regional do trabalho, Lucíola Rodrigues Jaime, e o auditor fiscal José Carlos do Carmo também apresentaram o andamento do programa de inclusão da DRT-SP, que realiza um trabalho de fiscalização do cumprimento da Lei de Cotas pelas empresas.

Conclusões do seminário de práticas inclusivas, apresentadas no encontro:

Principais desafios a enfrentar:

- efetivar a inclusão da pessoa com deficiência;

- diálogo entre os diferentes setores da sociedade envolvidos: pode público, mercado e instituições especializadas. Além de educação, trabalho e emprego, saúde, assistência social, transporte e controle social;

- encorajar multiplicadores da inclusão;

- sensibilizar e conscientizar as empresas – flexibilidade dos critérios de exigência, adaptação do espaço e ferramentas de trabalho para receber a pessoa com deficiência;

- sensibilizar as famílias – abandonar a postura assistencialista, incentivar a autonomia e a interdependência.

Pode-se começar por:

- acompanhar e fiscalizar as ações e programas para inclusão de pessoas com deficiência;

- unir esforços e contribuir conforme a especificidade da atividade;

- promover articulações inter-setoriais em prol da multiplicação das ações de inclusão da pessoa com deficiência;

- disseminar informações sobre inclusão social da pessoa com deficiência;

- Multiplicar ações de inclusão.

Balanço do 2º Programa

A trajetória de 27 encontros e suas principais conclusões estão registradas num álbum com 28 páginas coloridas, tamanho 13x18 cm, em papel couchet 90, com em couchet 230.

Próximas ações – O Espaço da Cidadania se articula com diversas organizações para preparar a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro. A comemoração focará a inclusão no mercado de trabalho.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br