Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Informação começa a vencer a barreira do preconceito na contratação de pessoas com deficiência

16-10-2008 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Esta foi a principal conclusão do 18º encontro do ano promovido pelo Espaço da Cidadania, realizado dia 10 de Outubro na Academia Schin do Grupo Schincariol em Itu, interior de São Paulo.

Com o objetivo de descobrir as melhores práticas que ampliem as contratações e permanência de pessoas com deficiência no trabalho e também conhecer o programa de inclusão do Grupo Schincariol*, quarenta convidados se debruçaram sobre os aspectos da Deficiência, Inclusão e Trabalho e concluiram que a troca de informações de qualidade é o caminho para a boa inclusão.

O encontro contou com participantes de nove cidades ( São Paulo, Osasco, Taboão da Serra, Limeira, Carapicuiba, Piracicaba, Sorocaba, Salto e Itu) que interagem em escolas, empresas, entidades especializadas, sindicatos e órgãos do poder público.

Os participantes também indicaram que o avanço do conhecimento sobre o tema amplia oportunidades e respeito as diferenças.

No próximo encontro o grupo vai aprofundar o debate sobre o Direito ao Trabalho e Emprego, previsto na Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência, ratificada pelo Brasil em 09/07/2008.

-------------------------------------------------------------------------

* Programa Schin Inclusão Eficiente

No inicio de 2008, a coordenação do Programa Schin Inclusão Eficiente desenvolveu uma avaliação que foi aplicada nos colaboradores com deficiência e em seus gestores. A proposta do trabalho foi identificar os pontos críticos nas Unidades Fabris e Distribuição Própria, a fim de desenvolver planos de ações de treinamentos e acompanhamentos, para torná-los protagonistas da inclusão, não só no trabalho, mas também no social. Esta etapa foi essencial para o Programa, pois foi a maneira que a empresa encontrou de obter os reais resultados alcançados e trilhar as próximas etapas.

Além das avaliações, está sendo acompanhado o processo seletivo e o local de inclusão dessas pessoas dentro do Grupo, em busca de evitar a evasão e também garantir a efetividade da seleção.

Outro ponto a se destacar no desenvolvimento do programa foi o envolvimento da empresa em grupos que trabalham com a inclusão. Este contato vem sendo de grande valia para o aperfeiçoamento desta fase do Schin Inclusão Eficiente, devido às participações em ev

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br