Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Mais de 9 mil pessoas com deficiência contratadas na região de Osasco. Crescimento atingiu 1423% em 7 anos

14-11-2008 - Fonte: Espaço da Cidadania

A região de Osasco atingiu a marca de 9.157 pessoas com deficiência contratadas em empresas situadas nos 15 municípios da base territorial da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Osasco. Os dados foram obtidos pelo Espaço da Cidadania nesta quinta-feira, 13.

O número mostra um salto de 1423%, em relação às 601 contratações registradas em 2001. Naquele ano a Gerência, num trabalho conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, iniciou a cobrança para que as empresas cumprissem a Lei de Cotas, que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a garantirem a presença de pessoas com deficiência em seu quadro de funcionários, na proporção entre 2% e 5%, conforme o número de trabalhadores.

Pode ser ainda melhor - O resultado pode ser ainda melhor no encerramento deste ano, já que a Gerência mantém a fiscalização para o cumprimento da lei, num trabalho conjunto com o movimento sindical da região. Na última quinta-feira, por exemplo, diversas empresas metalúrgicas foram convocadas a comparecer à sede da Gerência para explicar os motivos de ainda não estarem cumprindo a lei e a Convenção Coletiva da categoria, que prevê as contratações.

A elaboração da lista das empresas contou com a colaboração do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que faz forte campanha pela inclusão de profissionais com deficiência nas empresas da região.

As empresas que atenderam à convocação têm até 5 de fevereiro para regularizar sua situação. Aquelas que não tiveram a mesma atitude serão fiscalizadas e poderão ser multadas pela Gerência Regional. “Essa atitude vai contra práticas adotadas por outras empresas do setor, que até ultrapassaram as cotas legais porque já perceberam o potencial das pessoas com deficiência”, avalia o coordenador do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente. “São empresas como essas que fazem com que a região de Osasco seja exemplo para a maioria dos Estados brasileiros quando o assunto é inclusão”, ressalta.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br