Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Região de Osasco é recordista na inclusão de pessoas com deficiência

30-01-2009 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Os 15 municípios da base territorial da Gerência Regional do Trabalho se mantêm na liderança do ranking de contratação de pessoas com deficiência no país. Em 2008, 1.021 pessoas com deficiência conseguiram uma colocação no mercado de trabalho na região, superando estados como Bahia, que registrou 684 contratações, Rio de Janeiro, com 403 contratações, e Santa Catarina, onde apenas 87 pessoas com deficiência conseguiram um lugar no mercado de trabalho durante todo o ano passado, através da fiscalização do Ministério do Trabalho.

As informações foram obtidas pelo Espaço da Cidadania, entidade ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que apóia e incentiva ações de inclusão.

De acordo com o Espaço da Cidadania, o valor é ainda superior à soma das contratações de 11 estados brasileiros: Sergipe, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Tocantins, Roraima, Amapá e Acre, que totalizaram 1.016 contratações. “Isso é devido ao nosso intenso trabalho de fiscalização sobre o cumprimento da lei [8213/91, que define cotas de contrações], o que em alguns estados ainda é incipiente”, afirma a gerente regional do Trabalho, Eladir Liane Maes Corrêa, que também destaca o estabelecimento de parcerias com instituições e com o Espaço da Cidadania.

Apenas cinco estados tiveram números maiores que os registrados na região de Osasco: São Paulo (13.183), Rio Grande do Sul (2.842), Minas Gerais (1.796), Ceará (1.605) e Distrito Federal (1.195). Outro dado interessante é o progresso da presença de pessoas com deficiência intelectual nas empresas da região: 6,3% das contratações correspondem a trabalhadores com esse perfil. Em 2002 (quando foi feito o primeiro levantamento), pessoas com deficiência mental correspondiam a apenas 0,6% das contratações. “A gente procura levar empresas a visitar outras empresas que contratam essas pessoas para mostrar que elas inclusive se destacam em áreas específicas, como controle de qualidade, por exemplo”, destaca Eladir.

Estão sob jurisdição da Gerência as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Conquista social – A região não é pioneira na inclusão de pessoas com deficiência por acaso. É berço de um movimento pela inclusão organizado pelo Espaço da Cidadania, que tem incentivado e multiplicado não só os números, mas também os casos de sucesso de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Há oito anos o Espaço promove encontros de sensibilização e debates sobre experiências exitosas relacionadas com o assunto para que sirvam de incentivo para a prática inclusiva com qualidade e a promoção do trabalho decente para as pessoas com deficiência. Elas envolvem representantes de empresas,escolas, sindicatos, poder público e de entidades especializadas.

O próximo encontro acontece em 13 de fevereiro, na unidade de Osasco da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). O Espaço reunirá representantes de entidades e de empresas para conhecerem o Programa Trabalho Eficiente, que prepara pacientes para o mercado de trabalho e oferece consultoria e treinamento para as empresas que desejam contratá-los.

A visita é também fruto de uma construção coletiva que envolveu 22 organizações numa reunião realizada no último dia 27, no Parque Chico Mendes, em Osasco.

Veja mais fotos:

 - Clique para ampliar

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br