Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

AACD-Osasco apresenta experiências e desafios na inclusão profissional de pessoas com deficiência

16-02-2009 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

Os avanços conquistados pelo Programa Trabalho Eficiente (PTE) desenvolvido pela unidade Osasco da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e os obstáculos a serem superados pela entidade para ampliar suas ações de inclusão social e no mercado de trabalho foram o assunto da visita organizada pelo Espaço da Cidadania, na sexta-feira, 13. A visita marcou o aniversário de oito anos do Espaço.

O PTE é composto por atividades que instrumentalizam a pessoa com deficiência a retornar ao mercado de trabalho formal ou praticar atividades empreendoras. “A AACD não dá emprego para ninguém. A gente instrumentaliza os nossos pacientes para que possam disputar uma vaga e viver sua vida”, explicou a encarregada pelo setor de psicologia adulto, Patrícia Cunha Santos.

Hoje, 188 pessoas estão no PTE, a maioria delas têm idade entre 17 e 27 anos. Elas passaram por avaliação, orientação profissional segundo suas habilidades, curso de orientação psico-profissional, que inclui orientação sobre elaboração de curriculos, comportamento em entrevistas e direitos e deveres da pessoa com deficiência, entre outras atividades.

Além de orientar a pessoa com deficiência, a AACD cadastra empresas que desejam empregar as pessoas participantes do PTE. Para isso, as empresas visitam a entidade, que faz o levantamento das necessidades e do perfil de trabalhador desejado pela empresa. Aqueles que forem encaminhados às vagas são acompanhados pela entidade, por um certo tempo.

Além do PTE, a entidade produz órteses e próteses para adultos e crianças e um conjunto de atendimentos para pessoas com diferentes tipos de deficiências, como: lesão medular, amputações, paralisia cerebral, seqüelas de poliomielite, más formações congênitas, entre outras. São 10 mil atendimentos por mês.

Mas, para tudo isso acontecer, a entidade encontra desafios, como a necessidade de aumentar o número de parceiros. No momento, um dos objetivos é conseguir o apoio das prefeituras de municípios vizinhos, cuja população utiliza o atendimento da entidade. “Vamos entrar em contato com cada um dos municípios da região. Esperamos que cada um deles entre com ao menos um pouco [de recursos financeiros] para que possamos atender 50% a mais”, disse o vice-presidente da entidade e diretor do grupo Flanel, Carlos Seiscentos.

O show de encerramento ficou a cargo da cantora Giovanna Maira.

8 anos na luta pela inclusão – Ao todo, 78 representantes de empresas, escolas, sindicatos, entidades especializadas e do poder público - incluindo o deputado estadual Marcos Martins – conheceram o trabalho da AACD-Osasco. Eram pessoas de diferentes locais da Grande São Paulo e do interior do Estado.

Elas se comprometeram em participar do engajamento social defendido pelo Espaço da Cidadania para dar continuidade à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. São elas que ajudarão a construir os seminários, encontros e atividades de sensibilização que serão realizadas ao longo deste ano.

É dessa forma que a presença de pessoas com deficiência cresce na região de Osasco. Em 2001, quando o Espaço e a Gerência Regional do Trabalho iniciaram um trabalho de orientação para o cumprimento da Lei de Cotas (8.213/91), eram 601 contratações em 12 empresas. Até 2008, foram 9.299 pessoas contratadas, em 537 empresas, Crescimento de 43 vezes no número de empresas contratando e de 14 vezes o número de trabalhadores com oportunidades de emprego.

Desde sua criação, em 2001, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, o Espaço da Cidadania publica livros e cartilhas para orientar e denunciar descasos quanto à inclusão e é um dos parceiros sociais na busca pelo aumento do número de vagas para as pessoas com deficiência.

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Cartilha Conviva com a Diferênça

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br