Espaço da Cidadania

Vídeos

Galerias

Notícias

Encontro de avaliação do Espaço da Cidadania será em 04 de Novembro

29-10-2009 - Fonte: Espaço da Cidadania

- Clique para ampliar

A inclusão está crescendo por toda parte e você pode interagir:

• Avaliação do Espaço da Cidadania é em 04 de Novembro

• Audiodescrição no Reino Unido

O Espaço da Cidadania reunirá seus parceiros pela inclusão no próximo dia 04 de Novembro para avaliar os resultados alcançados em 17 atividades realizadas neste ano com o objetivo de despertar a sociedade e recuperar o tempo perdido na corrida pela inserção profissional das pessoas com deficiência.

As atividades tiveram presenças majoritárias de representantes de empresas e de entidades que atuam com pessoas com deficiência, quer seja física, visual, auditiva ou intelectual. E foram desenvolvidos nestes espaços:

4 em locais públicos ou de uso público.

4 em sindicatos de trabalhadores.

3 em escolas (a foto abaixo documenta o encontro na FAC-FITO)

2 em órgãos públicos e Conselhos

1 em empresas.

Para se ter a dimensão da participação nos encontros, o II Encontro sobre Educação e Trabalho realizado na FAC-FITO em 16 de Setembro reuniu 169 pessoas de 14 cidades do Estado de São Paulo.

Os convidados para o encontro de 04 de Novembro são originários de empresas que dão exemplos de responsabilidade social empresarial, de entidades especializadas que estabeleceram uma ponte com o mercado de trabalho, de sindicatos de trabalhadores (incluindo Federações e Centrais Sindicais) que já estão atuando firmemente pela igualdade de oportunidades, de escolas que estão recebendo alunos com deficiência em suas classes regulares e de órgãos públicos e Conselhos que atuam exemplarmente no respeito ao cumprimento da Lei.

As inscrições para participar da avaliação são feitas através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br e serão encerradas nesta quinta-feira, dia 30/10.

Serviço:

Dia: 04/11/2009

Encontro de Avaliação das atividades do Espaço da Cidadania.

Horário: 8:30h as 11:30 horas

Local: Hípica Santa Terezinha.

Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 821 – Bairro Santa Terezinha – Carapicuíba – SP. (perto da estação de trem Santa Terezinha, da CPTM)

Avança a audiodescrição nos meios de comunicação... do Reino Unido

Entre 1992 e 1995, a Comissão Independente de Televisão realizou o projeto Auditel (Audio Described Television). Reguladores, associações de espectadores e empresas de radiodifusão se integraram para desenvolver audiodescrição para a televisão. Foi demonstrado que era possível a transmissão de audiodescrição através dos sinais analógicos da televisão. Esse projeto foi substituído pela lei de radiodifusão de 1996 que determinou que em dez anos 10% dos programas da televisão digital terrestre deveriam ter audiodescrição. Em 2003, uma lei das comunicações ampliou a determinação para a televisão digital a cabo e por satélite. Mas foi com o Código de Serviços de Acessibilidade para Televisão (Code on Television Access Services) do Ofcom que determinou 2008 como data limite para a adoção dessa porcentagem na grade de programação (GREENING; ROLPH, 2007, p. 128). Segundo a última atualização do Código de Serviços de Acessibilidade para Televisão feita em abril de 2008, os principais canais já tinham se adequado à porcentagem requerida (OFCOM, 2008b, p.9). E a Sky anunciou que desde 1 de março de 2009 começou a aumentar a inclusão da audiodescrição em seus programas para garantir 20% desse serviço em sua grade de conteúdos (RNIB, online).

Apesar da audiodescrição estar presente nos programas de TV, não havia um intenso uso do serviço por falta de divulgação para a população. Por isso, foi realizada entre 1 de fevereiro e 14 de março de 2008 uma campanha para informar a população sobre esse tipo de recurso de acessibilidade. A campanha conduzida pela aliança entre as empresas de radiodifusão e a Royal National Institue of Blind People (RNIB) com facilitação da Ofcom. Foram feitos materiais para a televisão, impressos e para o rádio. Os principais resultados da campanha foram: a porcentagem da população em geral que sabia do serviço cresceu de 37% para 60% depois da campanha; e entre as pessoas com deficiência visual foi de 43% para 72% (OFCOM, 2008a, p. 14).

SESC Vila Mariana sedia Seminário Internacional COMUNICAÇÃO & EXCLUSÃO – Pessoas com Deficiência: Invisibilidade e Emergência

Dias 27, 28 e 29 de outubro de 2009

Mais informações:

SESC Vila Mariana

Rua Pelotas, 141 / São Paulo / SP / CEP: 04012-000

Tel.: 11 5080-3008, das 10h às 19h

comunicacaoeexclusao@vilamariana.sescsp.org.br

< Voltar

Busca

  Conheça nossas
    Publicações

Pessoas com Deficiência no Trabalho Formal Porque Não?

Cartilha Conviva com a Diferênça

Espaço da Cidadania - Rua Erasmo Braga, 307, 3.o andar, Presidente Altino, Osasco, SP - CEP: 06213-008
Tel.: (11) 3685-0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br