Notícias
Defesa da inclusão foi maior que temporal e alagamentos
13-02-2020 - Fonte: Espaço da Cidadania
A pior chuva que São Paulo já teve no mês de fevereiro nos últimos 37 anos, registrando pelo menos 132 pontos de alagamento na Grande São Paulo e com temporal que atingiu a madrugada com volume equivalente a 96% da previsão para o todo o mês – não conseguiu barrar as comemorações do 19º aniversário do Espaço da Cidadania nos dias 10 e 11 de fevereiro.
A força de vontade e a garra de quem pode comparecer garantiu a entrega da Carta de Apoio à Lei de Cotas e o engajamento do Deputado Vicentinho para enfrentar o PL 6159/2019, que coloca em risco o trabalho formal das pessoas com deficiência. Coube a José Carlos do Carmo (Kal) e Flávio Gonzalez exporem ao deputado as “armadilhas” do PL .
A trajetória dos 19 anos foi compartilhada com todos os presentes através de uma mensagem que sintetiza os esforços coletivos.
Lei de Cotas brasileira e Uruguaia foram destaques:
Durante o encontro houve intercâmbio de conhecimentos da luta pela inclusão no Brasil e no Uruguai. Aqui a Lei exige 2 a 5% de contratação de pessoas com deficiência, em escala progressiva, a partir de 100 funcionários (artigo 93 da Lei 8213/91), enquanto que no Uruguai todas as empresas a partir de 25 empregados terão que reservar 4% das vagas para trabalhadores com deficiência a partir de 2022, mas com escala progressiva até lá (Artigo 1 da Lei Nº 19691, de 29/10/2018 e regulamentada em 06/03/2019).
O “Memorial da Inclusão: Os caminhos da pessoa com deficiência” abriu uma visitação muito bem planejada na terça-feira (11) para as sindicalistas Uruguaias, Cecilia e Lorena, e convidados do Espaço da Cidadania.
E como ninguém é de ferro, vários participantes organizaram uma recepção para as convidadas internacionais, que vibraram com a “improvisação” musical de Ricardo Ferraz, Papito e Edvaldo, comprovando que a inclusão se faz com conhecimento, trabalho em equipe, arte e muita alegria.